Mac Source Ports permite rodar jogos clássicos em Macs mais novos

Se você quer jogar jogos clássicos em um Mac com Apple Silicon, o Mac Source Ports pode te ajudar.

O Mac Source Ports é um site criado em 2022 para rodar jogos antigos em Macs com processadores Intel de 64 bits ou chips Apple Silicon M1 e posteriores. Ele faz isso oferecendo “source ports” de jogos, distribuindo-os como pacotes de aplicativos macOS assinados e notariados.

Com isso, o Mac Source Ports permite jogar uma grande variedade de jogos antigos de PC em Macs modernos. A lista de jogos inclui títulos clássicos, como as franquias Doom e Quake dos anos 90, além dos primeiros Tomb Raider e Half-Life.

Mas como isso é possível e por que é legal? Para entender melhor, é preciso saber o que é um “source port”.

O que são Source Ports?

De acordo com o Mac Source Ports, um source port é um projeto que mantém o código original de um jogo. Às vezes, os desenvolvedores liberam o código-fonte do jogo para o público, geralmente depois que ele já não está mais sendo vendido ou compatível com hardwares modernos.

Quando isso acontece, outros desenvolvedores ou entusiastas podem pegar o código e criar uma versão do jogo para novos sistemas ou plataformas. Por exemplo, o Doom, lançado em 1993, foi portado para rodar em diversos dispositivos, até mesmo no Touch Bar do MacBook Pro!

Outro exemplo é o Quake III: Arena, lançado em 1999, que teve seu código liberado em 2005. Isso permitiu a criação do ioquake3, um port que possibilita jogar o Quake em Macs modernos.

O site tem uma grande seleção de jogos clássicos. Alguns exemplos são Doom, Quake, Duke Nukem 3D, Fallout, e até títulos da franquia Star Wars.

Quake

A legalidade dos Source Ports

É importante entender que, na maioria dos casos, um source port é apenas o código executável do jogo. Para jogar, você ainda precisa dos arquivos de dados do jogo, que devem ser adquiridos legalmente, como em um disco, Steam ou GOG.

No caso do Quake III, por exemplo, você vai precisar do ioquake3 e dos arquivos do jogo original.

Notarização, Assinatura e Pacotes Universais

O Mac Source Ports oferece versões assinadas e notariadas dos jogos. A notarização significa que o código foi enviado para a Apple e verificado para garantir que não há malware.

Além disso, o site oferece pacotes universais, compatíveis tanto com Macs Intel de 64 bits quanto com Apple Silicon, permitindo rodar jogos antigos em várias configurações de Mac.

Por que o Mac Source Ports é útil?

Vamos pegar como exemplo o Half-Life, embora o game esteja disponível no Steam para Mac, a versão original usa um código de 32 bits, que não funciona em versões mais recentes do macOS (10.15 Catalina ou superior). Com os source ports, é possível jogar esses clássicos em Macs modernos sem precisar de emuladores pesados.

Half-Life

Além disso, como os source ports são mantidos e assinados, a experiência é segura e prática para os entusiastas de jogos vintage que usam Macs. Isso pode reduzir a necessidade de emular sistemas inteiros, o que pode melhorar o desempenho.

Bora correr para a jogatina!

Últimas notícias

Artigos relacionados