Nos primeiros anos do iPhone, os usuários trocavam de aparelho com bastante frequência. No entanto, à medida que o produto foi amadurecendo, o ciclo de atualização começou a se alongar. Agora, ao que tudo indica, essa tendência está se invertendo.
De acordo como o novo relatório da CIRP sobre o último trimestre de 2024, o ciclo de troca do iPhone ficou mais curto para muitos usuários.
Michael Levin e Josh Lowitz destacam que:
36% dos compradores de iPhone no trimestre de dezembro de 2024 tinham seu aparelho há dois anos ou menos, um aumento em relação aos 31% do mesmo período em 2023.Em contrapartida, o número de usuários que ficaram com o mesmo iPhone por três anos ou mais caiu para 33%, e aqueles com o mesmo aparelho entre dois e três anos também reduziram para 30%.
Para a Apple, a frequência de atualização do iPhone é crucial. Se muitos usuários trocam de aparelho a cada dois anos, isso impulsiona as vendas. Mas se as pessoas seguram seus iPhones por 3, 4 ou 5 anos, o efeito pode ser o oposto.
Os dados da CIRP sugerem que a Apple Intelligence pode estar acelerando o ciclo de trocas. Usuários do iPhone 15 (não Pro) e modelos mais antigos podem estar vendo a IA da Apple como um motivo forte para atualizar mais cedo do que fariam normalmente.
Essa teoria ganha força com a declaração recente de Tim Cook, que revelou que o iPhone 16 está vendendo melhor que o iPhone 15, com um desempenho especialmente forte em mercados onde a Apple Intelligence já foi lançada.
E você, acha que o Apple Intelligence pode ser o fator primário que está impulsionando as trocas de iPhone?