Os usuários de iPhone e iPad já estão bem familiarizados com um recurso chamado “emparelhamento por proximidade”. Introduzido no iOS 11, esse recurso permite transferir backup e outros dados de um dispositivo para um novo, simplesmente colocando os dois próximos um do outro. Agora, parece que a Apple está finalmente trabalhando para adicionar esse emparelhamento por proximidade ao Mac.
Evidências encontradas no código do iOS 18.4 indicam que em breve o Mac também terá o emparelhamento por proximidade, assim como o iPhone e o iPad. O sistema guiará os usuários para escanear um código de emparelhamento na tela do Mac usando um dispositivo iOS. Dessa forma, o Mac importará algumas configurações (como o login da Conta Apple) diretamente do iPhone ou iPad.
Tecnicamente, o macOS já suporta o emparelhamento por proximidade, mas isso é restrito aos Macs registrados em soluções de MDM, como o Apple School Manager, Apple Business Manager ou Apple Business Essentials. Atualmente, os usuários comuns que configuram um novo Mac precisam inserir os dados da Conta Apple manualmente ou restaurar as configurações de outro Mac via Thunderbolt.
Essa evidência encontrada no iOS 18.4 sugere que a solução estará disponível para todos com uma futura atualização de software, possivelmente o macOS 15.4 que deverão ser liberadas em abril.