O renomado designer da Apple, Sir Jony Ive, contou ao BBC sobre sua experiência trabalhando com Steve Jobs, criando o iMac e sua decisão de deixar a empresa para fundar sua própria firma. Sir Jony Ive participou do programa “Desert Island Discs” da BBC, onde celebridades compartilham suas histórias de vida junto com músicas que marcaram sua trajetória. Seis anos após deixar a Apple, Ive falou com a apresentadora Lauren Laverne sobre seu tempo na empresa e os motivos que o levaram a criar sua própria firma, chamada LoveFrom.
Jony Ive revelou que o design do iMac foi criado em apenas três semanas, o renomado designer explicou que a equipe trabalhou rapidamente no projeto, destacando a necessidade de criar um produto revolucionário em um momento crítico para a Apple. A empresa estava prestes a enfrentar uma falência iminente, e o iMac precisava ser um sucesso imediato para salvar a situação. Apesar da pressão, Ive afirmou que a equipe conseguiu criar o design em um curto espaço de tempo, o que demonstra a dedicação e o talento envolvidos na criação do icônico produto.
Ive explicou que, para ele, o design e os designers estão profundamente conectados às empresas em que trabalham.
“Cada objeto feito, para mim, é um embaixador das pessoas que o fizeram”, disse ele. “[O design] te dá uma ideia clara sobre o que motivou essas pessoas, quais são seus valores”, e citou como exemplo o Macintosh. Segundo ele, o design desse computador transmitia imediatamente as atitudes dos designers, passando a Ive “uma sensação da alegria e exuberância deles ao fazer algo que sabiam ser útil.”
Ive começou seu trabalho na Apple com o Newton MessagePad, feito antes de Steve Jobs retornar à empresa. Quando Jobs voltou, “imediatamente houve uma conexão que foi tão poderosa e forte.” Os dois começaram a trabalhar no iMac, um produto que tinha que ser um sucesso.” Ele também descreveu o processo de criação do iMac, dizendo que “fizemos isso nas duas ou três primeiras semanas.”

Apesar do orgulho evidente pelo trabalho que fez na Apple e da amizade importante com Steve Jobs, Ive afirmou que não foi uma decisão difícil deixar a empresa.
“Quero dizer, não foi uma decisão difícil, a transição foi difícil, depois de quase 30 anos na Apple, sinto que muito de mim estava lá e muito do lá estava em mim”, disse ele. “Era o momento certo, acho que como equipe, acho que já havíamos terminado muitas das coisas em que estávamos trabalhando há muito tempo.”
O episódio de Desert Island Discs com Sir Jony Ive já está disponível para reprodução sob demanda na página da BBC Sounds. Também estará disponível no podcast Desert Island Discs a partir do início de março.