De acordo com Mark Gurman, da Bloomberg, a Apple pode lançar uma versão atualizada do Mac Studio já nesta semana. O novo modelo deve vir equipado com o chip M4 Max, o mesmo presente no MacBook Pro 2024. No entanto, parece que a Apple ainda não tem um M4 Ultra pronto.
Em vez disso, a empresa pode apresentar uma versão do Mac Studio com um chip M3 Ultra. Até agora, a Apple não lançou um M3 Ultra junto à linha M3, o que faz desse um chip inédito — mesmo que não pertença à família M4. Atualmente, o Mac Studio e o Mac Pro são equipados com M2 Ultra.
Historicamente, os chips da linha Ultra da Apple são formados pela fusão de dois chips Max usando a tecnologia UltraFusion. No entanto, o M3 Max não possui esse recurso de interconexão, o que significa que o M3 Ultra provavelmente será um chip único e independente, marcando uma mudança em relação às versões anteriores.
Ainda não está claro o que esperar em termos de desempenho, mas essa nova abordagem daria à Apple mais flexibilidade para ajustar os núcleos de processamento e aumentar a potência gráfica. Gurman sugere que a Apple pode estar optando pelo M3 Ultra no Mac Studio para diferenciá-lo de um futuro Mac Pro com M4 Ultra.
O lançamento do novo Mac Studio tem sido difícil de prever, possivelmente devido a mudanças nos planos da Apple. No ano passado, Gurman mencionou que ele chegaria por volta da WWDC 2025. Depois, ele sugeriu que o modelo chegaria depois do MacBook Air, que, por sua vez, deveria ser lançado antes do iPhone 16e e do iPad Air atualizado.
Nesta semana, o CEO da Apple, Tim Cook, publicou um teaser nas redes sociais com a frase “There’s something in the air”, indicando novos lançamentos. Até agora, a Apple já revelou atualizações para o iPad Air e o iPad de entrada. O MacBook Air também deve ser atualizado esta semana e, agora, há chances de vermos um novo Mac Studio — mesmo que ele não tenha “Air” no nome.