M3 Ultra é rápido, mas não como a Apple diz [Atualizado]

O primeiro suposto resultado de benchmark do novo chip M3 Ultra da Apple surgiu no banco de dados do Geekbench 6 esta noite, permitindo mais comparações de desempenho. O chip topo de linha está disponível no novo Mac Studio, lançado no início desta semana.

A Apple disse que o chip M3 Ultra é o “chip de maior desempenho que já criou”, e o resultado não verificado do benchmark parece confirmar isso. No resultado único, o chip M3 Ultra de 32 núcleos alcançou uma pontuação multi-core de 27.749, o que o torna cerca de 8% mais rápido que o chip M4 Max de 16 núcleos, que anteriormente detinha o recorde de desempenho. O resultado também revela que o chip M3 Ultra é até 30% mais rápido que o chip M2 Ultra de 24 núcleos, mas abaixo dos 50% prometidos pela Apple.

Como esperado, segundo o resultado, o chip M4 Max supera o chip M3 Ultra em termos de desempenho single-core em quase 20%.

Aqui está um comparativo de benchmarks entre os chips M3 Ultra, M4 Max, baseado nos primeiros testes no Geekbench 6:

ChipNúcleosMulti-Core ScoreVariação (%)
M3 Ultra3227.749+30% vs M2 Ultra
M4 Max1625.690+8% vs M4 Max

Agora aguardamos resultados adicionais de benchmark do M3 Ultra para verificar se essas pontuações são precisas, já que parecem estar abaixo do esperado. Por exemplo, a Apple anunciou o chip M3 Ultra como sendo até 1,5x mais rápido que o chip M2 Ultra, então o aumento de 30% mencionado acima deveria estar mais próximo da marca de 50%. No entanto, a Apple nunca disse como o desempenho do chip M3 Ultra se compara ao do chip M4 Max.

Como sempre, o desempenho no mundo real pode variar um pouco, mas ferramentas de benchmark sintéticas como o Geekbench 6 fornecem uma base útil para comparações.

Fique de olho, pois não seria surpresa se resultados adicionais do Geekbench 6 para o chip M3 Ultra acabarem apresentando pontuações de desempenho mais altas.

Atualização

Conforme relatado pelo MacRumors, novos resultados de benchmarks da GPU do chip M3 Ultra acabam de aparecer, alcançando uma impressionante pontuação de 259.668 no Geekbench 6. Esse desempenho representa um aumento de 16% em relação ao M2 Ultra, que havia atingido 222.582 pontos em seu melhor resultado.

Para colocar em perspectiva, o M4 Max registrou 187.460 pontos em um teste realizado com um MacBook Pro de 16 polegadas. Isso significa que a GPU do M3 Ultra supera em 38% o desempenho do chip mais potente atualmente disponível na linha de produtos da Apple.

Últimas notícias

Artigos relacionados

spot_img