O relatório da Consumer Intelligence Research Partners (CIRP), traz uma análise interessante sobre a transição do iPhone SE para o iPhone 16e. Pelos dados de 2024, vemos um padrão claro de como os consumidores do SE se comportavam:
- 26% dos compradores do SE já possuíam outro iPhone SE anteriormente
- 45% vinham de um iPhone da linha principal
- 19% eram ex-usuários de Android
- 7% migraram de celulares básicos
- 2% estavam comprando seu primeiro smartphone
Em contraste, entre os compradores dos outros modelos de iPhone:
- Apenas 3% vinham de um iPhone SE
- 82% já possuíam outro iPhone da linha principal
- 14% migravam do Android
- 2% no total vinham de celulares básicos ou estavam comprando seu primeiro smartphone

Esses números mostram que havia um nicho específico para o iPhone SE – usuários que preferiam um dispositivo Apple mais acessível e não se importavam em ter menos recursos. A lealdade à linha SE era notável, com mais de um quarto dos compradores optando por permanecer nessa família de produtos.
Com a descontinuação do SE e sua “transformação” no iPhone 16e a US$600 (um aumento significativo em relação aos US$430 do SE), surge a grande questão: para onde irão esses consumidores?
A CIRP sugere que a maioria dos compradores do 16e provavelmente virá da linha principal de iPhones, enquanto os atuais usuários do SE podem buscar alternativas mais econômicas, como dispositivos Android ou iPhones recondicionados.
É um movimento estratégico arriscado para a Apple, que está essencialmente alterando o posicionamento de seu produto de entrada e pode perder uma parcela de consumidores mais sensíveis a preço que historicamente se mantinham no ecossistema Apple através do SE.