A partir do iOS 16, a Apple introduziu uma nova arquitetura para o app Casa (Home), prometendo mais eficiência e confiabilidade no controle de dispositivos HomeKit. Até agora, essa atualização era opcional, mas em breve todos os usuários serão obrigados a migrar para a nova versão.
Um código encontrado no iOS 18.4 beta 3 revela que a Apple está alertando usuários sobre o fim iminente da compatibilidade com a arquitetura antiga. Quem não atualizar pode ter interrupções no funcionamento de acessórios e automações.
A nova arquitetura foi lançada pela primeira vez no iOS 16.2 beta, mas teve que ser retirada após relatos de falhas com dispositivos inteligentes. O recurso só voltou ao iOS em fevereiro de 2023, com o iOS 16.4.
A migração para a nova arquitetura quebra o suporte para dispositivos rodando versões mais antigas do iOS e macOS, o que levou alguns usuários a evitarem a atualização. No entanto, agora será obrigatório atualizar para continuar usando o app Casa e dispositivos HomeKit.
A Apple ainda não confirmou a data exata, mas é provável que o iOS 19 funcione apenas com a nova arquitetura do HomeKit. Enquanto isso, o iOS 18.4, que chega ao público em abril, já traz mais alertas sobre essa transição, além de expandir o suporte ao Apple Intelligence para mais idiomas.