Embora o iPhone 17 ainda esteja a cerca de seis meses do lançamento, rumores sobre a linha iPhone 18 já começaram a surgir. Segundo o analista Jeff Pu, da GF Securities, o chip A20, que equipará os modelos do iPhone 18, será fabricado com o processo de 3nm da TSMC (N3P) – o mesmo que será usado nos chips A19 e A19 Pro, do iPhone 17.
Isso sugere que a linha iPhone 18 pode ter ganhos de desempenho relativamente pequenos, mas contará com um diferencial importante voltado para a Apple Intelligence, a tecnologia de inteligência artificial da Apple.
Chip A20 terá melhor integração com a Apple Intelligence
A principal inovação do A20 será a adoção da tecnologia Chip on Wafer on Substrate (CoWoS) da TSMC. Esse método permite uma integração mais eficiente entre o processador, a memória unificada e o Neural Engine, melhorando o desempenho em tarefas de inteligência artificial e aprendizado de máquina no iOS 19.
Com essa mudança, o A20 poderá oferecer avanços significativos na forma como a Siri e outros recursos de IA processam informações contextuais, tornando o Apple Intelligence ainda mais integrado ao iPhone 18.
Apple só deve usar processo de 2nm no A21, em 2027
Se as informações estiverem corretas, o primeiro chip da Apple fabricado com a tecnologia de 2nm da TSMC será o A21, previsto para 2027. Até lá, a empresa continuará refinando a arquitetura de 3nm, focando em eficiência energética e melhorias no processamento de IA.
O iPhone 18, com o chip A20 aprimorado para a Apple Intelligence, deve oferecer uma experiência mais fluida e inteligente, consolidando a estratégia da Apple de integrar cada vez mais inteligência artificial aos seus dispositivos.