O WhatsApp anunciou que, nas próximas semanas, começará a testar limites no envio de mensagens em massa (broadcasts) para usuários comuns e contas empresariais. A mudança faz parte de um esforço para reduzir o spam e melhorar a experiência na plataforma.
Novas Restrições para Usuários Individuais
- Será estabelecido um limite mensal para mensagens em massa.
- Durante os testes, o WhatsApp sugeriu um limite de 30 mensagens por mês.
- Usuários que desejarem alcançar um público maior poderão utilizar o recurso de Status ou Canais.
Mudanças para Contas Empresariais
- Até agora, empresas podiam enviar mensagens em massa de forma gratuita e ilimitada.
- Com a nova política, será introduzida uma versão paga do recurso com ferramentas adicionais.
- As empresas poderão enviar mensagens personalizadas para promoções ou atualizações de produtos.
- Durante o período de testes, cada conta comercial terá direito a 250 mensagens personalizadas gratuitas, sendo necessário pagar por mensagens adicionais.
Filtros na Aba “Atualizações”
O WhatsApp também está testando um novo recurso para filtrar atualizações de Status e Canais, conforme divulgado pelo WABetaInfo. Esse recurso permitirá:
- Exibir apenas atualizações de Status ou apenas Canais.
- Manter a visualização de ambos quando nenhum filtro for aplicado.
- Ativar o filtro de Status, que organiza as atualizações em uma lista vertical, trazendo de volta um layout preferido por alguns usuários, em vez da exibição em carrossel.

Os novos filtros já estão disponíveis para testadores beta do WhatsApp e devem ser liberados para todos os usuários em breve.
Motivações da Meta
A Meta busca equilibrar a comunicação empresarial sem sobrecarregar os usuários com excesso de mensagens. A empresa já implementou outras medidas para reduzir spam, como limites no número de mensagens de marketing diárias e um recurso de “cancelar inscrição” para usuários que não desejam receber determinadas mensagens comerciais.
Além dessas mudanças, o WhatsApp Business ganhará um novo logotipo, e a Meta continuará expandindo suas ferramentas pagas para empresas, consolidando o aplicativo como uma plataforma de monetização estratégica.

As novas restrições e ferramentas demonstram a tentativa do WhatsApp de equilibrar a usabilidade para usuários comuns e a monetização da plataforma para empresas. Enquanto a limitação de mensagens em massa pode reduzir o spam. Com a chegada dos filtros na aba Atualizações, a experiência de navegação também será mais personalizada e intuitiva. Resta aguardar como essas mudanças serão recebidas pela comunidade e como impactarão o uso da plataforma no longo prazo.