UE confirma que Apple pode lançar modelo sem USB-C

Rumores indicam que o iPhone 17 Air será o modelo mais fino já lançado pela Apple, e a empresa chegou a considerar torná-lo o primeiro iPhone totalmente sem portas. No entanto, decidiu manter a entrada USB-C, em parte devido a preocupações com a legislação da União Europeia. Agora, a UE confirmou que um iPhone sem portas seria totalmente legal.

Apple e a transição para USB-C

A Apple foi obrigada a adotar o USB-C no iPhone devido à Diretiva do Carregador Comum, uma lei ambiental da União Europeia criada para reduzir o lixo eletrônico. O objetivo era padronizar os carregadores e evitar que consumidores precisassem de múltiplos cabos e adaptadores para diferentes dispositivos.

Antes do prazo final de janeiro de 2025, a Apple descontinuou os últimos iPhones com porta Lightning – o iPhone SE e o iPhone 14 – para se adequar à regulamentação.

Apple Considerou um iPhone Sem Portas

O jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, revelou que a Apple cogitou lançar um iPhone 17 Air completamente sem portas, apostando exclusivamente no carregamento sem fio e na sincronização de dados via nuvem:

“Uma ideia ainda maior foi tornar o modelo Air o primeiro iPhone totalmente sem portas da Apple. Isso significaria eliminar o conector USB-C e apostar totalmente no carregamento sem fio e na sincronização de dados na nuvem. O mundo provavelmente está pronto para essa mudança.”

Apesar da possibilidade, a Apple decidiu manter a porta USB-C, temendo um possível conflito com reguladores europeus.

Embora a diretiva da UE exija que qualquer dispositivo com carregamento com fio utilize USB-C, isso não significa que o USB-C seja obrigatório. A Comissão Europeia esclareceu que um smartphone sem portas atenderia aos requisitos legais.

A porta-voz da Comissão, Federica Miccoli, confirmou:

“Sim. Como esse equipamento não pode ser recarregado via carregamento com fio, ele não precisa incorporar a solução padronizada (com fio) de carregamento.”

Além disso, a UE planeja incentivar a padronização do carregamento sem fio para evitar fragmentação no mercado e garantir eficiência energética. No entanto, a Apple já contribuiu para esse avanço ao tornar seu padrão MagSafe parte do Wireless Power Consortium, permitindo que ele evoluísse para o novo Qi2, um padrão global.

Um iPhone totalmente sem portas é apenas questão de tempo

Embora o iPhone 17 Air ainda tenha uma porta USB-C, tudo indica que um iPhone sem portas chegará em breve. Com a confirmação da União Europeia de que um modelo assim é permitido e o avanço do Qi2 como padrão de carregamento, a Apple tem liberdade para inovar e eliminar completamente a necessidade de conexões físicas em seus dispositivos futuros.

Últimas notícias

Artigos relacionados

spot_img