Nova função alerta quem estiver com um aparelho roubado, mesmo que a linha tenha sido trocada
O Governo Federal anunciou uma atualização importante no aplicativo Celular Seguro: a partir do dia 4 de abril, o sistema será capaz de enviar mensagens por WhatsApp e SMS para quem estiver em posse de um celular roubado ou furtado, solicitando a devolução do dispositivo.
A iniciativa, que reforça a estratégia de combate ao roubo de smartphones no Brasil, só foi possível graças à integração entre os bancos de dados das operadoras de telefonia e o sistema da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Como funciona o envio de mensagens?
A verificação é feita com base no número IMEI — o identificador único de cada celular. Isso significa que mesmo que a pessoa troque o chip ou a linha do aparelho, o sistema ainda poderá reconhecê-lo e enviar a mensagem de alerta.
O conteúdo da mensagem informa que o dispositivo está irregular e orienta que ele seja levado à delegacia civil o mais rapidamente possível. O texto ainda adverte que o não cumprimento pode levar à abertura de inquérito por crimes como furto, roubo, receptação ou associação criminosa.
Função depende do Modo Recuperação
Para que o envio das mensagens seja ativado, o dono original do celular precisa ter ativado o Modo Recuperação no app Celular Seguro. Esse modo permite:
- Bloqueio da linha telefônica
- Bloqueio de contas bancárias vinculadas ao aparelho
- Manutenção do IMEI ativo para permitir o rastreamento
Diferente do bloqueio total, que inutiliza completamente o celular e impede o envio de mensagens, o Modo Recuperação permite ações mais precisas e aumenta as chances de recuperação do dispositivo.
Compatibilidade com Android e iPhone
A novidade estará disponível para todos os usuários, seja em dispositivos Android ou iPhones, a partir de sexta-feira, 4 de abril de 2025.