De acordo com uma nova reportagem da Bloomberg, Tim Cook está totalmente empenhado em transformar a Apple na líder do mercado de óculos de realidade aumentada (AR). Fontes internas da empresa revelaram que essa é sua maior prioridade atual, acima de qualquer outro projeto.
Apple prepara alternativa aos Ray-Bans da Meta
Embora os verdadeiros óculos AR ainda estejam longe de se tornarem realidade, a Apple está desenvolvendo um produto intermediário, semelhante aos óculos Ray-Ban da Meta — equipados com câmeras e microfones integrados.
Esse dispositivo deverá utilizar intensamente a Siri e os recursos da Apple Intelligence, integrando inteligência artificial ao uso diário dos usuários. No entanto, preocupações com privacidade seguem sendo um obstáculo, especialmente em relação à captura de mídia por parte dos usuários, o que poderá diferenciar a solução da Apple das alternativas da Meta.
Óculos AR ainda enfrentam grandes desafios técnicos
Segundo o jornalista Mark Gurman, para que os óculos AR verdadeiros se tornem viáveis, ainda é necessário aperfeiçoar várias tecnologias essenciais:
- Telas de altíssima resolução
- Chips de alto desempenho com consumo otimizado
- Baterias minúsculas, mas duradouras
- Aplicativos e experiências que justifiquem o uso diário
Além disso, tudo isso precisa ser produzido em grande escala e com custo acessível — algo que ainda está fora do alcance atual.
Apple deve lançar óculos inteligentes antes dos AR completos
Com o sucesso dos óculos inteligentes da Meta, como os Ray-Ban com assistente virtual, analistas acreditam que a Apple lançará algum tipo de óculos inteligente nos próximos anos, antes de seus verdadeiros óculos de realidade aumentada ficarem prontos para o consumidor final.