Em meio às possíveis punições antitruste contra o Google, a OpenAI revelou que consideraria adquirir o navegador Chrome caso a empresa fosse obrigada a vendê-lo. A declaração foi feita por Nick Turley, líder de produto do ChatGPT, durante uma audiência judicial nesta semana.
Possível venda do Chrome após condenação por práticas anticompetitivas
Segundo informações do site The Information, a audiência em questão discute quais medidas corretivas o Google deverá enfrentar após ter sido considerado culpado de monopólio ilegal sobre o mercado de buscas nos Estados Unidos. A sentença foi proferida no ano passado, e agora o tribunal avalia como a empresa deverá ser punida.
Entre as propostas do Departamento de Justiça dos EUA (DoJ) está a exigência de que o Google se desfaça do navegador Chrome, considerado peça-chave no domínio da gigante sobre o mercado de buscas online.
OpenAI quer acesso a dados de busca em tempo real
Durante o depoimento, Turley reforçou que o crescimento da OpenAI foi prejudicado pelo domínio do Google. Em 2024, a empresa tentou negociar o acesso a dados de busca para alimentar o SearchGPT, mas o Google recusou.
O executivo afirmou que ter acesso aos dados de busca do Google em tempo real permitiria à OpenAI “construir um produto melhor, mais rapidamente”.
Outras possíveis sanções contra o Google
Além da venda do Chrome, outras punições sugeridas incluem:
- Impedir que o Google firme acordos de exclusividade em buscas com empresas como a Apple (acordos que rendem bilhões à empresa)
- Forçar o Google a compartilhar dados de busca com concorrentes
- Exigir a venda do sistema operacional Android, caso outras medidas não sejam eficazes
Siri com ChatGPT: OpenAI teria oferecido parte da receita à Apple
Turley também revelou que a OpenAI se ofereceu para pagar à Apple uma parte da receita gerada pela integração do ChatGPT com a Siri. No entanto, não está claro se a proposta foi aceita. Relatórios anteriores sugerem que a parceria não envolveu pagamentos de nenhum dos lados.