Rodar jogos de Windows no Mac ficou mais caro com fim do app Whisky

Rodar jogos de Windows no Mac vai pesar mais no bolso a partir de agora. O aplicativo Whisky, uma das principais opções gratuitas para executar games do sistema da Microsoft no macOS, deixará de ser atualizado, conforme anunciou seu criador, Isaac Marovitz. A alternativa que resta? O CrossOver, uma solução paga que custa a partir de US$ 74.

Whisky chega ao fim e deixa usuários na mão

Baseado no Wine, o Whisky vinha sendo a escolha popular entre usuários de Mac com Apple Silicon por permitir rodar jogos de Windows de forma gratuita. Mas, segundo Marovitz, manter o projeto ficou insustentável:

“Perdi o interesse pelo projeto. Ele consome muito tempo e, como sou estudante e não recebo por esse trabalho, fica difícil justificar continuar se não estou mais me divertindo.”

Ele ainda destacou a complexidade técnica de manter o projeto, já que o Wine, em sua base, é escrito em C, exige habilidades de engenharia reversa e conhecimento profundo tanto de Windows quanto de macOS.

Além disso, o desenvolvedor reconheceu que o Whisky dependia diretamente do trabalho feito pela equipe do CrossOver (CodeWeavers), sem oferecer melhorias próprias ao Wine:

“O Whisky, como um todo, praticamente não contribui com o desenvolvimento do Wine. Isso não é uma troca justa e pode prejudicar a sustentabilidade financeira do CrossOver.”

CrossOver agora é a principal opção no Mac

Com o fim do Whisky, a única alternativa realmente funcional para rodar jogos de Windows no macOS é o CrossOver, que é pago. Embora não exija uma assinatura contínua, o valor de US$ 74 inclui atualizações por 12 meses, sendo necessário renová-lo para compatibilidade com jogos mais recentes.

Ainda que seja possível usar ferramentas como Parallels Desktop ou VMware Fusion Pro para rodar aplicativos de Windows no Mac, quando se trata de jogos mais pesados, essas opções não costumam oferecer o desempenho necessário. Por isso, Wine-based apps como CrossOver (e antes, o Whisky) são as preferidas dos gamers.

Últimas notícias

Artigos relacionados

spot_img