Apple pode integrar IA Gemini do Google ao iOS 19 ainda este ano, diz Sundar Pichai

Durante seu depoimento no julgamento antitruste do Google, o CEO Sundar Pichai revelou que espera ver a IA Gemini integrada ao Apple Intelligence já em 2025. Essa possível união entre duas gigantes da tecnologia pode ser anunciada oficialmente na WWDC 2025, em junho, durante o lançamento do iOS 19.

Conversas entre Sundar Pichai e Tim Cook indicam avanço nas negociações

De acordo com informações publicadas pela Bloomberg, Pichai afirmou que teve diversas conversas com o CEO da Apple, Tim Cook, ao longo de 2024. O objetivo: estabelecer uma parceria entre a Apple e o Google para incluir a Gemini como opção integrada no iOS.

“Esperamos fechar o acordo até o meio do ano”, declarou Pichai durante o julgamento.

O momento não parece coincidência. A conferência WWDC 2025, marcada para 9 de junho, deve ser o palco da revelação oficial do iOS 19 e demais atualizações de software da Apple. No evento do ano passado, a empresa anunciou a integração com a ChatGPT, da OpenAI, então a expectativa agora gira em torno da possível entrada da Gemini como nova alternativa de IA no ecossistema Apple.

Como funcionaria a IA Gemini no iPhone?

Caso a parceria seja confirmada, a Gemini poderá ser usada em comandos do Siri, da mesma forma que o ChatGPT já é hoje no iOS 18. Por exemplo, será possível dizer:

Siri, pergunte à Gemini…”, ou ainda deixar que o próprio sistema escolha automaticamente entre as opções de IA disponíveis para determinadas tarefas.

Além disso, a inclusão da Gemini traria mais diversidade de escolhas para usuários que preferem a abordagem do Google em inteligência artificial — sobretudo em temas como pesquisas contextuaisresumosorganização de informações e produtividade.

Mais IA no iPhone: o que esperar do Apple Intelligence em 2025?

A possível integração da Gemini com o Apple Intelligence pode marcar um novo momento para o uso de IA generativa em dispositivos Apple. Isso reforçaria a ideia de que a empresa está aberta a parcerias estratégicas para oferecer múltiplas opções de assistentes inteligentes aos seus usuários, seja via OpenAI, Google ou até mesmo sua própria tecnologia nativa.

Com a WWDC 2025 se aproximando, é provável que mais detalhes sobre o futuro da inteligência artificial nos produtos Apple sejam divulgados em breve.

Últimas notícias

Artigos relacionados