Apple planeja integrar buscas com IA diretamente no Safari

A Apple está avaliando uma reformulação significativa no Safari com o objetivo de incluir suporte nativo a serviços de busca baseados em inteligência artificial, como revelou Mark Gurman da Bloomberg.

Safari poderá ganhar integração com IA no lugar da busca tradicional

Durante seu depoimento no processo antitruste movido pelo Departamento de Justiça dos EUA contra o Google, Eddy Cue, vice-presidente sênior de serviços da Apple, afirmou que a empresa está “ativamente analisando” como adaptar o Safari para incluir opções de busca com IA, como ChatGPTPerplexity e Claude.

Esse movimento ocorre em meio à disputa judicial sobre o acordo de US$ 20 bilhões entre Apple e Google, que mantém o Google como motor de busca padrão nos dispositivos da Apple. Segundo Cue, o número de buscas no Safari caiu pela primeira vez em abril de 2025 — um sinal claro de que os usuários estão migrando para serviços de IA mais inteligentes e contextuais.

Apple já conversa com Perplexity e planeja incluir IA na lista de buscadores

Cue revelou que a Apple já iniciou conversas com o Perplexity, um dos principais buscadores baseados em IA. Embora esses serviços não devam substituir o Google como opção padrão “pelo menos por enquanto”, eles serão adicionados ao menu de opções de busca no Safari.

“Provavelmente não serão a opção padrão,” disse Cue. “Mas eles serão incluídos na lista.”

Ainda segundo o executivo, os serviços de IA precisam evoluir, especialmente no que diz respeito à construção de índices de busca robustos, como os do Google. Porém, mesmo com essa limitação técnica, Cue acredita que as pessoas migrarão para a IA pela qualidade e praticidade dos recursos oferecidos.

IA pode causar uma mudança profunda no uso de dispositivos

Cue foi além e comentou que a ascensão da inteligência artificial pode ser tão impactante que, no futuro, os usuários podem até deixar de usar smartphones como o iPhone.

“Pode parecer loucura, mas talvez você não precise de um iPhone daqui a 10 anos.”

Ele também reforçou que mudanças tecnológicas são as únicas capazes de romper monopólios, criando novas oportunidades para empresas emergentes e ameaçando estruturas estabelecidas, como a dominância do Google na busca.

Parceria com Google ainda é estratégica para a Apple

Apesar do interesse em integrar opções de IA, Cue destacou que deseja manter o Google como o buscador padrão, principalmente devido à receita bilionária gerada pela parceria.

“Perco o sono com a possibilidade de perder a receita do acordo com o Google.”

Atualmente, o contrato entre as empresas também contempla a integração do Google Lens com os recursos de Inteligência Visual do iOS.

Últimas notícias

Artigos relacionados