Modelos avançados já estão disponíveis para usuários dos planos Plus, Pro e Team; versão gratuita recebe o GPT-4.1 mini
A OpenAI começou a liberar os novos modelos de inteligência artificial GPT-4.1 e GPT-4.1 mini para os usuários do ChatGPT, trazendo melhorias significativas em desempenho e resposta a comandos. A novidade foi anunciada oficialmente nesta terça-feira (14).
By popular request, GPT-4.1 will be available directly in ChatGPT starting today.
— OpenAI (@OpenAI) May 14, 2025
GPT-4.1 is a specialized model that excels at coding tasks & instruction following. Because it’s faster, it’s a great alternative to OpenAI o3 & o4-mini for everyday coding needs.
Assinantes recebem versão completa; usuários gratuitos ficam com o mini
Usuários dos planos ChatGPT Plus, Pro e Team agora têm acesso ao modelo GPT-4.1 completo, enquanto quem utiliza a versão gratuita do chatbot terá à disposição o GPT-4.1 mini — uma versão mais leve, porém ainda mais eficiente que o modelo anterior.
Com a chegada desses novos modelos, a OpenAI também removeu o GPT-4.0 mini da plataforma para todos os usuários.
“Atendendo a pedidos, o GPT-4.1 estará disponível diretamente no ChatGPT a partir de hoje”, anunciou a empresa.
GPT-4.1 é mais rápido e eficaz em programação
Segundo a OpenAI, o GPT-4.1 foi projetado para oferecer maior velocidade e melhor desempenho em tarefas de programação e acompanhamento de instruções, tornando-se uma alternativa superior aos modelos o3 e o4-mini.
Lançado inicialmente em abril de 2025, o GPT-4.1 e suas variantes (incluindo o GPT‑4.1 nano) estavam disponíveis apenas para desenvolvedores por meio da API da OpenAI. Agora, sua liberação no ChatGPT marca uma ampliação significativa no acesso a essas ferramentas.
OpenAI promete mais transparência
Após críticas sobre a falta de clareza no desenvolvimento dos modelos, a OpenAI reforçou seu compromisso com a transparência. A empresa afirmou que passará a divulgar com mais frequência os resultados das avaliações internas de segurança dos modelos no novo portal chamado Safety Evaluations Hub.
Essa iniciativa visa oferecer mais segurança e clareza aos usuários sobre os riscos e capacidades dos modelos de IA disponibilizados pela empresa.