Apple TV é a melhor opção para quem valoriza privacidade, superando Amazon Fire TV e Roku
Uma nova análise de privacidade feita pelo site Ars Technica destacou a Apple TV como a set-top box mais segura e amigável à privacidade do usuário entre as principais opções do mercado, deixando para trás concorrentes como Rokue Amazon Fire TV.
Apple TV não utiliza tecnologia invasiva de rastreamento
O grande diferencial da Apple TV 4K é que o dispositivo não utiliza a tecnologia ACR (Reconhecimento Automático de Conteúdo), comum em outras plataformas. Essa tecnologia é usada para monitorar o que os usuários assistem com o objetivo de oferecer anúncios personalizados, o que levanta preocupações sobre privacidade de dados.
Dispositivos com ACR podem capturar dados como o tempo de visualização, comportamento de navegação e até o conteúdo exibido na tela, muitas vezes sem o consentimento claro do usuário.
De acordo com Sherman Li, fundador da Enswers — empresa responsável por implementar o ACR em smart TVs da Samsung e da LG —, a Apple teria dificuldades em incluir esse recurso em atualizações futuras devido à forma como o hardware da Apple TV é projetado:
“Todo mundo acredita, em teoria, que você pode adicionar ACR em qualquer lugar que quiser, a qualquer momento, porque é um software, mas devido à maneira como [o hardware é] arquitetado… a interação entre os chipsets, como os SoCs, e o firmware é diferente em muitas situações.”
Estratégia de negócios da Apple valoriza a privacidade
Ao contrário de sistemas como o Roku OS ou o webOS da LG, o sistema tvOS da Apple não exibe anúncios em sua interface. Além disso, desenvolvedores são obrigados a pedir permissão ao usuário para coletar qualquer dado de navegação por meio dos aplicativos da App Store da Apple TV.
Durante a configuração inicial, o usuário já pode optar por desativar funcionalidades como a Siri, o rastreamento de localização e o envio de dados de diagnóstico para a Apple — práticas que reforçam o compromisso da empresa com a privacidade no Apple TV.
Apple coleta dados? Sim, mas com transparência e controle do usuário
É importante destacar que a Apple ainda coleta algumas informações, como dados de visualização, buscas e compras, para melhorar a experiência do usuário em apps como o Apple TV, Apple News e a App Store. No entanto, tudo isso pode ser desativado nas configurações do tvOS.
Para usuários que buscam o máximo de privacidade na Apple TV, a recomendação é utilizar o dispositivo sem uma conta Apple conectada e desativar todas as funções de coleta de dados.