Com avanços discretos em inteligência artificial, gigante de Cupertino pode estar reposicionando o foco para o setor de games
Em um movimento inesperado, a Apple parece estar se preparando para transformar os jogos em sua principal aposta para 2025. Enquanto muitos acreditavam que o foco do ano seria a inteligência artificial ou o lar conectado, os rumores e preparativos para a WWDC 2025 indicam que o gaming está ganhando espaço como o novo protagonista da estratégia da empresa.
Gaming rouba os holofotes da inteligência artificial
Após uma estreia fragmentada e sem muito brilho do Apple Intelligence, seria natural imaginar que a empresa dobraria os esforços para recuperar o atraso frente a concorrentes como Google, Microsoft e OpenAI. No entanto, ao invés de concentrar todos os recursos para acelerar o desenvolvimento da IA, a Apple parece estar trilhando um caminho diferente: apostar pesado no mercado de jogos.
Mesmo que atualizações de IA ainda estejam previstas para o evento da próxima segunda-feira, conforme divulgado pela Bloomberg, a expectativa é que o foco real da WWDC 2025 esteja nos jogos — com novidades inéditas, como um novo aplicativo Games pré-instalado, suporte a controles espaciais no Apple Vision Pro e até a aquisição do estúdio responsável por Sneaky Sasquatch, um dos títulos mais populares do Apple Arcade.
Apple se compromete com os jogos como estratégia
Historicamente, a Apple sempre “namorou” o setor de games, promovendo o iPad mini, o iPod touch e, mais recentemente, os MacBook Pro como ideais para jogos. Também apresentou títulos como Halo e Fortnite em seus eventos, mas sem transformar esse segmento em uma estratégia de longo prazo.
Agora, tudo indica que essa postura mudou. Com rumores de uma apresentação sem precedentes dedicada a jogos na WWDC, a Apple parece pronta para abraçar os games como uma aposta estratégica definitiva, não apenas como um chamariz tecnológico.
Além disso, o setor global de jogos supera em receita toda a indústria do entretenimento somada, o que torna a movimentação da Apple ainda mais lógica. Garantir uma fatia de 15% a 30% desse mercado por meio da App Store é uma jogada comercial que faz todo sentido.
Uma jogada ousada ou distração estratégica?
Resta saber se o foco em gaming na WWDC 2025 será parte de uma nova fase sólida da Apple no mercado de jogos, ou apenas uma forma de desviar a atenção dos atrasos e limitações da Apple Intelligence. Seja como for, a segunda-feira promete marcar um divisor de águas na relação da empresa com os games.