Participação de mercado dos Macs está crescendo mais rápido do que as três principais marcas de PCs

A Canalys emitiu um novo relatório sobre o mercado de PCs indicando que a participação de mercado dos Macs cresceu a um ritmo mais rápido do que as três principais marcas de PCs no último trimestre do ano passado. A Apple também domina o mercado de computadores com capacidade para IA, com uma participação de 45%, contra 15% do principal concorrente com Windows.

Embora a Apple tenha apenas 10% do mercado global de PCs, ficando em 4º lugar atrás de Lenovo, HP e Dell, a Canalys afirma que a empresa teve o maior crescimento no quarto trimestre de 2024.

“Apple terminou o quarto trimestre de 2024 de forma forte, superando significativamente os três principais fornecedores e alcançando uma participação de mercado de 10,2% no mercado total de PCs e 45% no mercado de PCs com capacidade para IA”, afirmou Jessop. “A estratégia de canais da Apple continua a evoluir, com o lançamento da Apple Partner Network, prevista para este ano. Este programa reformulado simplifica os níveis de parceiros e visa conquistar uma fatia do segmento corporativo, fornecendo os serviços necessários para atender aos clientes. O programa destaca a compatibilidade e escalabilidade do Mac dentro do ambiente corporativo, questões que anteriormente impediam sua participação nesse segmento.”

A Canalys afirma que a Lenovo lidera o mercado global de PCs:

  • Lenovo: 25%
  • HP: 20%
  • Dell: 15%
  • Apple: 10%
  • Asus: 7%
  • Acer: 6%
  • Huawei: 2%
  • Microsoft: 0,4%
  • Outros: 15%

No mercado de PCs com capacidade para IA, definidos como aqueles com um chip específico para IA, a Apple é a líder.

Os dados mais recentes da Canalys, revelam que os envios de PCs com capacidade para IA atingiram 15,4 milhões de unidades no quarto trimestre de 2024, representando 23% de todos os envios de PCs durante o trimestre. PCs com capacidade para IA são definidos como desktops e notebooks que incluem um chip ou bloco dedicado a cargas de trabalho de IA, como um NPU (Unidade de Processamento Neural). O aumento da disponibilidade desses dispositivos levou a um crescimento sequencial de 18% para essa categoria de PCs.

Para o ano completo de 2024, 17% dos PCs enviados foram equipados com IA, com a Apple liderando com 54% de participação, seguida por Lenovo e HP, ambas com 12%.

A empresa acredita que as capacidades de IA ainda não são um grande impulsionador de compras, mas espera que se tornem cada vez mais importantes com o tempo. Embora a IA não seja um fator principal na decisão de compra, o desempenho aprimorado dos processadores de IA tornará as experiências personalizadas e os ganhos de produtividade mais importantes e esperados. Com o tempo, isso poderá influenciar a fidelidade à marca e moldar as decisões dos clientes para futuras atualizações de dispositivos.

A Canalys observa que, embora o mercado de PCs em geral esteja forte, em grande parte devido à necessidade de empresas substituir modelos mais antigos após o fim do suporte ao Windows 10, a tarifa de 10% sobre todas as importações da China, implementada durante o governo Trump, pode representar uma ameaça.

Mudanças nas políticas comerciais dos EUA podem prejudicar o próximo ciclo de renovação comercial e afetar ainda mais a perspectiva já enfraquecida do consumidor. Até agora, a administração Trump impôs uma tarifa de 10% sobre todas as importações chinesas, que representam a grande maioria dos laptops enviados para os EUA.

Últimas notícias

Artigos relacionados

spot_img