De acordo com o analista da indústria Ming-Chi Kuo, a Apple está desenvolvendo uma versão “renovada” do seu modem C1 para produção em massa no próximo ano, que melhorará o consumo de energia e a velocidade de transmissão, além de trazer suporte para mmWave.
Em uma publicação no X (antigo Twitter), Kuo afirmou que, embora o suporte à banda base mmWave não seja particularmente desafiador, alcançar um desempenho estável com baixo consumo de energia continua sendo um “obstáculo fundamental” para a Apple.
Apple's C1 modem process technology:
— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) March 6, 2025
– Baseband: 4/5nm (both technologies are similar)
– Low-frequency/Sub-6 TRx (Transceivers): 7nm
– Intermediate Frequency (IF) TRx: 7nm
– PMIC: 55nm
The C1 refreshed version is under development for mass production next year, aiming to improve…
O modem C1, que estreou no iPhone 16e, não oferece suporte à tecnologia 5G mmWave ultrarrápida. Isso significa que os usuários não têm acesso às velocidades excepcionalmente rápidas que a tecnologia mmWave pode proporcionar em locais específicos, como estádios, aeroportos e áreas urbanas densas. No entanto, a Apple afirma que o C1 é apenas o “começo” e que continuará aprimorando a tecnologia a cada nova geração. Kuo já havia dito anteriormente que o iPhone 17 Air, esperado para este ano, também virá equipado com o modem C1.
Não está imediatamente claro qual dispositivo será o primeiro a usar o modem C1 atualizado, mas um rumor sobre o iPhone 17e poderia ser uma possibilidade. A Apple também poderia usar o chip em um iPad e/ou no modelo padrão da linha iPhone 18. Segundo Mark Gurman, da Bloomberg, espera-se que o modem C2 de próxima geração da Apple também chegue em 2026, estreando nos modelos iPhone 18 Pro.
Kuo afirma que, diferentemente dos processadores, os chips de banda base não necessariamente se beneficiam do uso do nó avançado mais recente (3nm, por exemplo), pois isso não melhora significativamente a velocidade de transmissão da banda base. Como resultado, “é improvável que a banda base da Apple mude para um processo de 3nm no próximo ano”, disse Kuo.
A Apple afirma que o modem C1 é o modem mais eficiente em termos de energia já usado em um iPhone, contribuindo para que o iPhone 16e tenha a maior duração de bateria de qualquer iPhone de 6,1 polegadas já fabricado.