O aplicativo ChatGPT para macOS foi atualizado com a capacidade de escrever código diretamente no Xcode, o que significa que agora compete com o Swift Assist da Apple e o GitHub Copilot.
Ferramentas de inteligência artificial de terceiros já estavam disponíveis há algum tempo para ajudar na programação no macOS, mas a OpenAI está entrando na disputa com a mais recente atualização do aplicativo ChatGPT. Os usuários podem se comunicar com o ChatGPT e compartilhar o conteúdo do Xcode e outros ambientes de desenvolvimento integrado (IDEs) graças ao recurso “trabalhar com aplicativos”.
ChatGPT for macOS can now edit code directly in IDEs. Available to Plus, Pro, and Team users. pic.twitter.com/WPB2RMP0tj
— OpenAI Developers (@OpenAIDevs) March 6, 2025
O TechCrunch relata que a atualização vem com um modo de “aplicação automática”, permitindo que o ChatGPT edite códigos sem solicitar permissões adicionais a cada vez. A função é mostrada em um vídeo publicado nas redes sociais pelo membro da equipe OpenAI, Alexander Embiricos.
A atualização já está disponível para assinantes do ChatGPT Plus, Pro e Team, enquanto usuários Enterprise, Edu e gratuitos terão acesso na próxima semana. Usuários de Windows receberão o recurso “em breve”.
O Xcode já possui o Swift Assist, um assistente de codificação generativa criado pela Apple que funciona via servidores na nuvem privada. Os usuários também já podiam instalar ferramentas como o GitHub Copilot para auxiliar na programação.
Os desenvolvedores precisarão avaliar os riscos envolvidos em expor código a ferramentas de IA de terceiros. A Apple promete que o código não é armazenado nem usado para treinamento.