iPhone tem queda de 9% nas vendas na China no 1º trimestre de 2025, aponta IDC

Enquanto mercado cresce impulsionado por subsídios, Apple é a única entre as grandes marcas a registrar retração.

As vendas de iPhones na China caíram 9% no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados pela empresa de pesquisa IDC. A Apple foi a única grande fabricante a apresentar queda em um momento em que o mercado chinês de smartphones voltou a crescer.

No total, foram 9,8 milhões de unidades do iPhone enviadas, o que garantiu à Apple uma participação de mercado de 13,7% — uma queda expressiva frente aos 17,4% registrados no trimestre anterior.

Setor em crescimento, mas Apple ficou para trás

Enquanto a Apple viu suas vendas recuarem, marcas locais como a Xiaomi tiveram desempenho positivo. A empresa chinesa registrou um crescimento de 40% nas remessas, alcançando 13,3 milhões de unidades comercializadas. No geral, o mercado de smartphones na China cresceu 3,3% no primeiro trimestre.

Preços fora dos subsídios afetaram a Apple

De acordo com a IDC, o principal fator que impediu a Apple de acompanhar o crescimento do mercado foi o seu posicionamento de preços.

Desde o início do ano, o governo chinês implementou subsídios para produtos eletrônicos de até 6.000 yuans (cerca de US$ 820), oferecendo um reembolso de 15% para os consumidores. Embora o iPhone 16 padrão custe 5.999 yuans, ele acabou sendo deixado de fora da faixa promocional por uma pequena margem — o que pode ter afastado parte dos compradores.

Com isso, a Apple registra agora seu sétimo trimestre consecutivo de queda nas vendas no país, um dos mais importantes para a empresa fora dos Estados Unidos.

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