Desenvolvedor critica Apple por usar relatórios de bugs para treinar inteligência artificial

Apple enfrenta críticas após incluir cláusula que permite usar dados de relatos de erro enviados por desenvolvedores para treinar modelos da Apple Intelligence.

Apple tem avançado no desenvolvimento de sua própria inteligência artificial, a Apple Intelligence, e recentemente anunciou que passaria a analisar dados armazenados nos dispositivos dos usuários para tornar seus modelos mais eficientes. Agora, uma nova polêmica surgiu: a empresa estaria utilizando relatórios de bugs enviados por desenvolvedores para treinar sua IA, sem oferecer opção clara de recusa.

A informação foi revelada por um desenvolvedor de iOS em uma publicação feita no Mastodon e repercutida pelo site MacMagazine.

Post by @cocoafrog@hachyderm.io
View on Mastodon

“Que droga é essa, Apple?!”

O desenvolvedor relatou que, ao enviar um relatório de bug por meio do Assistente de Feedback (Feedback Assistant), se deparou com uma nova cláusula no aviso de privacidade:

“Ao enviar, você […] concorda que a Apple pode usar seu envio para [treinar] modelos da Apple Intelligence e outros modelos de aprendizado de máquina.”

O profissional não poupou críticas à empresa:

“Isso é um comportamento extremamente desprezível… me perguntar isso neste contexto em que confio a você meus dados confidenciais para ajudar a consertar seus produtos, esconder essa informação em outras mensagens de privacidade e não me dar nenhuma maneira de cancelar.”

Segundo ele, o sistema tradicional já alertava que os arquivos de diagnóstico poderiam conter informações sensíveis, mas agora há a inclusão da autorização para uso em machine learning, sem opção de desativação.

Não quer que seus dados sejam usados? Não envie feedback

Na versão atual do iOS, o usuário pode revisar ou editar os anexos antes de enviá-los. No entanto, com a nova política, ao enviar o relatório, é obrigatório aceitar que os dados sejam usados para treinar a Apple Intelligence — ou então o desenvolvedor precisa desistir de reportar o problema.

Esse tipo de abordagem pode desestimular o envio de bugs, o que compromete a qualidade e o aperfeiçoamento do sistema, segundo o desenvolvedor.

Existe como desativar o uso de dados para IA?

De acordo com informações do AppleInsider, para outras áreas do sistema operacional, haverá sim uma opção para desativar esse tipo de coleta. A configuração estará em:

Ajustes > Privacidade e Segurança > Análises e Melhorias

Contudo, no caso do Assistente de Feedback, essa opção ainda não existe, o que levanta preocupações sobre transparência e consentimento.

Últimas notícias

Artigos relacionados

spot_img