Estúdio independente RAC7, criador de Sneaky Sasquatch, agora faz parte da Apple
Em um movimento inédito, a Apple anunciou a aquisição de seu primeiro estúdio de videogames. Trata-se da RAC7, desenvolvedora canadense formada por apenas duas pessoas e responsável pelo sucesso Sneaky Sasquatch, um dos títulos mais populares do Apple Arcade desde seu lançamento.
Apple agora é dona de Sneaky Sasquatch
O jogo, que estreou exclusivamente no Apple Arcade em 2019, foi eleito Jogo do Ano na plataforma e cativou jogadores com seu humor peculiar e estilo de mundo aberto. Agora, a Apple decidiu ir além: comprou a equipe por trás do game.
Segundo a própria empresa:
“Amamos Sneaky Sasquatch e estamos empolgados que a equipe da RAC7 se juntou à Apple para continuar trabalhando no jogo conosco”, disse um porta-voz à Digital Trends.
“Seguiremos oferecendo uma ótima experiência para os jogadores do Apple Arcade, com centenas de jogos desenvolvidos pelos melhores estúdios do mundo.”
Um movimento raro para a Apple — e o que ele significa
Apesar de gigantes como Sony, Microsoft e até Netflix investirem pesado na aquisição de estúdios, esse tipo de ação não é comum na Apple. De fato, essa é a primeira aquisição de um estúdio de games em sua história.
O jornalista Giovanni Colantonio, da Digital Trends, aponta que a empresa tratou o caso como uma “circunstância única”, destacando que a aquisição teve como foco permitir que o time da RAC7 pudesse continuar evoluindo Sneaky Sasquatch dentro do Apple Arcade.
O que esperar para o futuro do Apple Arcade?
Ainda que a Apple diga que não pretende repetir a estratégia em larga escala, o precedente está criado. Pequenos estúdios independentes com jogos de destaque no Apple Arcade podem passar a sonhar com uma possível aquisição — ou, ao menos, mais investimento e visibilidade na plataforma.
O Apple Arcade é o serviço de jogos por assinatura da Apple, disponível por R$ 14,90/mês no Brasil (ou incluído no plano Apple One). A plataforma oferece mais de 200 jogos sem anúncios nem compras dentro dos apps.