Demanda por upgrades e incentivo fiscal nos EUA impulsionam mercado de computadores pessoais neste ano
Apesar das incertezas relacionadas às tarifas dos EUA e a um cenário econômico global enfraquecido, o mercado mundial de PCs deve apresentar crescimento em 2025. De acordo com uma nova previsão da IDC, as remessas globais de computadores pessoais devem atingir 274 milhões de unidades este ano, representando um aumento de 4,1% em relação a 2024.
O levantamento da IDC considera “PCs tradicionais” como desktops, notebooks e estações de trabalho, excluindo tablets e servidores x86.
Tarifa suspensa por 90 dias incentiva antecipação de envios
Um dos principais fatores por trás dessa revisão positiva é a isenção temporária de 90 dias sobre tarifas de importação para PCs nos Estados Unidos, concedida pela administração Trump. Isso tem levado fabricantes a acelerar os embarques para o mercado americano, a fim de evitar possíveis custos mais altos no segundo semestre de 2025.
“A pausa de 90 dias e a isenção tarifária para computadores pessoais, combinadas com o nível de incerteza sobre o que virá após esse prazo, estão motivando os fabricantes a antecipar os volumes de envio para os EUA”, destaca o relatório da IDC.
No entanto, a consultoria alerta que esse ritmo não deve se manter por muito tempo. Caso as tarifas sejam restabelecidas e a inflação continue a prejudicar a confiança do consumidor, é possível que haja retração no mercado já no terceiro trimestre.
Empresas continuam atualizando PCs por causa do Windows 11
Enquanto o mercado consumidor enfrenta possíveis quedas, o segmento corporativo segue forte. A migração para o Windows 11 está impulsionando empresas a substituírem equipamentos mais antigos, especialmente em regiões onde o suporte ao Windows 10 está chegando ao fim.
A IDC aponta que a região que engloba Europa, Oriente Médio e África (EMEA) continua em trajetória de crescimento no segundo trimestre, com pequenas e médias empresas se unindo às grandes corporações na renovação de seus parques tecnológicos.
E os Macs da Apple?
A previsão da IDC não detalha especificamente a participação dos Macs no crescimento do mercado de PCs, mas as vendas da Apple podem se beneficiar da mesma tendência de renovação de dispositivos — principalmente no ambiente corporativo — e da contínua adoção do Apple Silicon.