Apple pode remover o AirDrop de iPhones na União Europeia

Conflito com nova regulamentação do bloco europeu pode levar à retirada de recursos como o AirDrop dos iPhones vendidos na região

disputa entre a Apple e a União Europeia está esquentando, e uma possível consequência dessa batalha legal seria a remoção do AirDrop dos iPhones vendidos no território europeu.

A empresa entrou com recurso contra uma parte essencial da Lei dos Mercados Digitais (DMA), que exige que a Apple torne alguns recursos do iOS acessíveis a desenvolvedores e empresas terceiras. A depender do resultado, os consumidores da UE podem acabar com aparelhos limitados em funcionalidades.

União Europeia exige interoperabilidade de recursos como AirDrop e pareamento com AirPods

Segundo a UE, é anticompetitivo que recursos como o AirDrop e o pareamento automático com AirPods funcionem apenas entre dispositivos da Apple. Isso, segundo o bloco, dá uma vantagem injusta à empresa em relação a concorrentes.

O órgão regulador determinou que a Apple abra essas tecnologias para outras empresas. Embora a gigante de Cupertino tenha indicado anteriormente estar em diálogo com a UE, o mais recente movimento foi o de recorrer da decisão oficialmente.

Apple pode remover recursos de iPhones vendidos na UE

O comentarista John Gruber chamou atenção para um trecho do comunicado da Apple:

“No fim das contas, essas regras profundamente falhas, que miram apenas na Apple — e em nenhuma outra empresa — vão limitar seriamente nossa capacidade de entregar produtos e recursos inovadores à Europa, levando a uma experiência inferior para nossos clientes europeus.”

Isso indica que, para evitar obrigações legais, a Apple pode simplesmente não incluir novos recursos em iPhones vendidos na UE — uma abordagem que a empresa já adotou anteriormente com o Apple Intelligence e o Espelhamento de iPhone, ambos indisponíveis no bloco.

Gruber vai além e sugere que a empresa poderia até remover recursos já existentes, como o AirDrop.

“Se o AirDrop fosse lançado hoje, provavelmente não estaria disponível na UE. E se a decisão da UE for mantida, os usuários europeus podem perder o recurso.”

Apple Watch e AirPods estão ameaçados?

Embora seja improvável que a Apple retire produtos inteiros como o Apple Watch ou AirPods do mercado europeu, a perda de recursos como o AirDrop e o pareamento automático é vista como uma possibilidade real.

A Apple tem adotado uma postura firme em disputas antitruste tanto nos EUA quanto na UE, resistindo a regulamentações sempre que possível. Se a empresa perder o recurso, os consumidores da UE podem começar a ver versões limitadas de seus dispositivos Apple, com funcionalidades ausentes.

Últimas notícias

Artigos relacionados