Atualização do sistema da Apple manterá suporte a modelos lançados desde 2020, incluindo Apple Watch Ultra e SE de 2ª geração
O próximo sistema operacional da Apple para smartwatches, o watchOS 26, será compatível com todos os modelos que já rodam o watchOS 11, segundo uma fonte confiável do X (antigo Twitter), conhecida por antecipar corretamente atualizações de software da Apple.
Modelos compatíveis com o watchOS 26
De acordo com o vazamento, o watchOS 26 será compatível com os seguintes modelos:
- Apple Watch Series 6
- Apple Watch Series 7
- Apple Watch Series 8
- Apple Watch Series 9
- Apple Watch Series 10
- Apple Watch SE (2ª geração)
- Apple Watch Ultra
- Apple Watch Ultra 2
Com isso, a Apple mantém o suporte a dispositivos lançados desde 2020, o que representa um ciclo de vida de software relativamente extenso.
Numeração unificada: de watchOS 11 para watchOS 26
Um detalhe curioso revelado pela fonte é que a Apple não seguirá a numeração sequencial — como seria esperado com um watchOS 12 — e sim adotará a versão watchOS 26, acompanhando a nomenclatura que será usada para o iOS 26 e demais sistemas. A mudança reflete o ciclo de lançamentos que vai de setembro de 2025 a setembro de 2026.
Novo visual e atalhos no Control Center
O redesign do iOS 26, que promete ser uma das maiores reformulações visuais da história do sistema, também terá reflexos no Apple Watch. Apesar das mudanças visuais no relógio não serem tão drásticas, espera-se a introdução de novos mostradores baseados no novo estilo gráfico.
Outra novidade aguardada é o suporte para atalhos de terceiros no Central de Controle, o que pode ampliar bastante as possibilidades de personalização e automação no relógio inteligente da Apple.
Expectativa para a WWDC 2025
Todas essas novidades devem ser confirmadas na WWDC 2025, conferência anual para desenvolvedores da Apple, que acontece na próxima semana. A empresa deve apresentar oficialmente o watchOS 26, junto com o iOS 26, macOS 26, iPadOS 26 e tvOS 26.