Apple segue como marca mais valiosa do mundo, segundo ranking BrandZ 2025

Empresa representa sozinha mais de 12% do valor total das 100 principais marcas globais

Apple foi novamente reconhecida como a marca mais valiosa do mundo, de acordo com o novo relatório BrandZ 2025, publicado pela consultoria Kantar. O estudo avalia as 100 marcas globais mais valiosas com base em dados financeiros e métricas de percepção do consumidor.

Apple lidera com marca avaliada em US$ 1,3 trilhão

Segundo o relatório, a Apple alcançou um valor de marca de US$ 1,3 trilhão, um crescimento de 28% em relação ao ano passado. A empresa de Cupertino mantém a liderança pelo quarto ano consecutivo, após ter perdido o topo do ranking por sete anos.

O crescimento da Apple ocorre em um ano de forte valorização das marcas mais importantes do mundo. O valor total das 100 marcas do ranking ultrapassou pela primeira vez os US$ 10,7 trilhões, representando um salto de 29% em relação a 2024.

A Kantar afirma que o sucesso da Apple está alinhado ao seu modelo de avaliação baseado nos pilares “Significativa, Diferente e Notável” — características que contribuem para uma marca forte e resiliente mesmo em cenários de incerteza econômica global.

Inteligência artificial impulsiona marcas emergentes

A edição 2025 do relatório também destacou o impacto da inteligência artificial no crescimento de marcas em diversos setores.

NVIDIA, líder em chips para IA, saltou para a 5ª posição com um crescimento impressionante de 152% no valor da marca, o maior aumento do ranking.

Outra novidade foi a estreia da OpenAI com o ChatGPT, que entrou diretamente no ranking na 60ª posição, com valor de marca estimado em US$ 43,5 bilhões.

Além disso, o relatório evidenciou como marcas tradicionais como Coca-ColaPepsiCo e Reckitt estão utilizando IA para acelerar processos como formulação de produtoslocalização de campanhas e estratégias de mídia.

A importância de uma marca forte

A Kantar ressalta que, em um mercado competitivo e instável, marcas que conseguem manter relevância, diferenciação e presença na mente do consumidor têm maior valor de mercado e são mais resistentes a crises.

A Apple, com sua base fiel de consumidores, portfólio diversificado de produtos e investimentos em inovação (especialmente em IA e dispositivos como o Apple Vision Pro), continua sendo o exemplo mais robusto dessa estratégia.

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